Blog Sistêmica
A Face e o Corpo
A face e o corpo possuem uma linguagem e são em ambos que se manifestam as experiências do ser humano decorrentes dos mais diversos acontecimentos pessoais.
Pode-se diferenciar entre a arquitetura pura e simples da face e a expressão desta face como resultado da ação da musculatura mímica associada às emoções ou hábitos que têm o poder de modificar esta face substancialmente.
O desenvolvimento Maxilo Mandibular no decorrer do desenvolvimento é estimulado pela função correta dos sistemas: neuromuscular, sanguíneo, linfático e ósseo.
Interferem neste desenvolvimento: a genética e fatores epigenéticos (Van Limborgh).
Consequência: forças intraorais associadas aos líquidos celulares e intersticiais direcionam o fluxo energético e seu potencial de remodelação.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
9 de novembro de 2021
O Primeiro Contato com o Paciente
No dia a dia do consultório, percebemos como a pandemia afetou negativamente nossos pacientes, que podem estar mais ansiosos e até mesmo depressivos. E nós, dentistas, muitas vezes, somos os primeiros profissionais da saúde a ter contato com esses pacientes.
Em razão disso, o dentista precisa estudar com cuidado o paciente, prestando atenção em seus diferentes aspectos, indo além das questões ligadas apenas à má postura bucal e corporal, observando, por exemplo, a coloração da sua pele ou a maneira como se expressa, para tentar ajudá-lo da melhor maneira possível. E quando necessário, encaminhá-lo para outros profissionais da saúde.
O paciente deve se sentir acolhido ao entrar no nosso consultório e saber que poderá contar com a gente para orientá-lo em outras questões de saúde, mesmo quando não estejam diretamente relacionadas à odontologia.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
30 de setembro de 2021
Reabilitação dinâmica e funcional dos maxilares
Nós da Odontologia Sistêmica optamos pela técnica da reabilitação dinâmica e funcional dos maxilares: um procedimento mecânico-funcional elaborado pelo professor e Dr. Maurício Vaz de Lima durante a década de 1960.
A técnica consiste em aparelhos ortopédicos e funcionais com o objetivo de tratar as disfunções ligadas às atresias e posições incorretas dos dentes na boca, possibilitando a normalização da oclusão e das funções do sistema estomatognático. Esse aparelho é usado tanto na criança quanto no adulto, com excelentes resultados.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
16 de setembro de 2021
A Ortopedia e a Odontologia
Entre todas as especialidades odontológicas, a ortopedia funcional dos maxilares é aquela que nos oferece as melhores ferramentas para um diagnóstico rápido e preciso das interferências da boca com o todo orgânico, inclusive na postura corporal.
Em nosso consultório, realizamos os testes de postura nos pacientes para sabermos se o problema é descendente (da boca para o corpo), ou ascendente (do corpo para a boca).
Assim, conseguimos modificar de maneira imediata a memória patológica da musculatura que pode gerar disfunções.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
26 de agosto de 2021
As dores nas costas e a nossa ATM
Hoje sabemos que podemos ter dor na ATM (Articulação Temporomandibular) acompanhada de dor na Articulação Sacroilíaca. Uma vez que toda musculatura do corpo está interligada e que os músculos que sustentam a coluna cervical têm íntima relação com os músculos da mastigação.
Por conta disso, a grande maioria dos pacientes apertadores ou que tem Bruxismo costumam ter dores cervicais e por toda a coluna, causadas pela tensão na boca que se irradia por toda a musculatura.
Daí a necessidade de examinar com cuidado o paciente para identificar se a origem do problema está na boca ou na coluna.
Dr. Agné Cervo Peres
13 de agosto de 2021
A respiração e o vazio bucal
Conseguimos sobreviver por alguns dias sem comida e água, mas somente alguns minutos sem ar. Mais tempo que isso podemos sofrer lesões cerebrais irreversíveis. Por essa razão o ar é o nosso alimento vital.
Nesse sentido, o vazio bucal é extremamente importante para a respiração. Se, por exemplo, temos um vazio bucal pequeno, a língua acaba sem espaço, alojando-se na nossa orofaringe e atrapalhando o fluxo de ar que entra no nosso corpo.
Essa língua, na qual chamamos de “língua posteriorizada”, funcionará de maneira semelhante ao garrote de uma mangueira de jardim, que, quando pressionada, diminui o volume de água na mesma medida em que aumenta sua velocidade. A língua posteriorizada, do mesmo modo, diminui o fluxo de ar, obrigando nosso corpo a aumentar a frequência respiratória.
Essa situação pode gerar problemas como: o ressecamento da mucosa oral, rinite, coriza e até mesmo uma alteração da frequência cardíaca. Por isso a importância da língua estar sempre bem posicionada na nossa boca para termos uma respiração eficiente.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
29 de julho de 2021
Anamnese
Quando o paciente entra no nosso consultório realizamos com ele um questionário que abrange todas as funções do corpo, desde os sistemas digestivo, circulatório, respiratório, hormonal, entre outros, para entender de maneira mais abrangente o problema daquele paciente.
Esse protocolo de atendimento baseado em uma entrevista realizada pelo profissional de saúde tem o nome de “anamnese”: palavra de origem grega que significa “trazer de novo” (ana) à “memória” (mnesis), sendo um ponto de partida para o diagnóstico do paciente. Dito de outra forma, é uma conversa na qual o profissional de saúde auxilia o paciente a rememorar todos os fatores relacionados ao problema de saúde em questão.
Equipe Odontologia Sistêmica
16 de julho de 2021
A Técnica AK
AK (Applied Kinesiology) é uma técnica não invasiva de diagnóstico feita através de testes manuais funcionais de músculos. A checagem da postura corporal feita no nosso consultório, por exemplo, tem sua origem neste método da AK, indicando-nos quando uma disfunção postural tem sua origem na boca ou, ao contrário, quando um problema na boca é decorrente da má postura do paciente.
Os tratamentos provenientes dessa técnica podem envolver manipulação ou mobilização articular específica, terapias miofasciais, técnicas cranianas, habilidades de meridianos e acupuntura, nutrição clínica, controle dietético, habilidades de aconselhamento, avaliação de substâncias irritantes ambientais e vários procedimentos reflexos.
Para mais informações, acessem o site do International College of Applied Kinesiology Brasil. Link: icak.com.br
Equipe Odontologia Sistêmica
24 de junho de 2021
A Pandemia e a Nossa Boca
Por conta do estresse e ansiedade provocados pela pandemia, observamos no nosso consultório um aumento significativo dos casos em que o paciente quebrou um dente, tem dores nos músculos da face ou dores na ATM (articulação temporomandibular). Essas são patologias nas quais as origens podem estar relacionadas com o desequilíbrio emocional do paciente. Por isso a importância de buscarmos reequilibrar a nossa condição emocional apesar da situação difícil da pandemia, para, assim, promovermos também a saúde bucal.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
10 de junho de 2021
A Função da Língua
A língua faz parte do aparelho digestivo e é composta de diferentes partes como, por exemplo, o sulco longitudinal, o ápice, a raiz e o forame cego, além de ser forrada por papilas que são responsáveis, principalmente, pelo nosso paladar. Sua função também esta relacionada à deglutição, à fala, à sucção e à higiene oral. Em razão disso, ela precisa estar posicionada corretamente na boca para desempenhar de maneira adequada cada uma dessas funções.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
29 de abril de 2021
Conversando com o Paciente
Quando um paciente entra no nosso consultório, sempre prestamos muita atenção na sua fisionomia, humor e mesmo na coloração da sua pele — que pode estar, por exemplo, mais pálida ou avermelhada. Partindo dessas primeiras impressões, fazemos uma série de perguntas ao paciente que vão além daquelas relacionadas ao seu tratamento odontológico. Essa conversa é fundamental para melhor conduzirmos o tratamento, uma vez que nos possibilita ter uma visão mais integral do paciente.
Equipe Odontologia Sistêmica
15 de abril de 2021
O Contato Prematuro dos Dentes
Durante a mordida, quando um dente toca outro prematuramente, a propensão natural da nossa mandíbula é desviar desse contato, fazendo com que a musculatura e articulação mandibular sofram uma mudança de trabalho. Essa alteração pode ser provocada por um desalinhamento dos dentes ou por uma restauração alta, entre outras causas. Com isso, a tendência é rangermos esse ponto de toque, produzindo uma pressão sobre os ossos da face que se propagará para a coluna e o restante do corpo. 😬
Dr. Agné Cervo Peres
26 de março de 2021
O Estresse e Nossa Boca
Na Odontologia Sistêmica, como sempre frisamos, o importante é entender o indivíduo com um todo. A boca faz parte desse todo e, por isso mesmo, também sofre influência das outras regiões do nosso corpo. Então, quando estamos estressados ou ansiosos é comum tensionarmos a musculatura facial. Um paciente nosso que está prestando vestibular, por exemplo, pode manifestar sinais de estresse, levando-o a contrair os músculos do rosto, provocando, assim, uma pressão contrária àquela do aparelho odontológico que estiver usando. Por conta disso, no caso específico deste paciente, nossa recomendação será para manter o uso do aparelho sem modificar o seu expansor durante esse período de estresse.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
11 de março de 2021
Os Profissionais da Saúde
Os profissionais da saúde são fundamentais para a compreensão das diferentes manifestações do nosso corpo. São também os principais responsáveis por conduzir as mudanças que necessitamos para melhorarmos nossa qualidade de vida. Daí a importância do dentista, do médico, do fonoaudiólogo, do psicólogo, do fisioterapeuta, do quiropraxista e todos aqueles que fazem parte da área da saúde. 👩⚕️🧑⚕️👨⚕️
Dr. Agné Cervo Peres
25 de fevereiro de 2021
O Papel das Papilas
Nossa rotina é cada vez mais corrida e atarefada. Por conta disso, criamos o costume de comer rapidamente os alimentos. Um hábito nada saudável, visto que nossas papilas não têm tempo hábil de identificar esses alimentos e enviar uma mensagem ao cérebro para a produção da saliva mais adequada. Essa falta de comunicação, entre as papilas e o cérebro, pode estar relacionada a diferentes problemas digestivos. Daí a importância de nos alimentarmos sem pressa.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
28 de janeiro de 2021
Cultivando Bons Sentimentos
Quando cultivamos no dia a dia manifestações de carinho, gratidão, perdão e amor, estamos melhor conciliando nossa mente e corpo: equilibrando e articulando os aspectos físico-químicos, emocionais e estruturais que nos constituem.
Dr. Agné Cervo Peres
13 de janeiro de 2021
O Momento da Alimentação
O momento da alimentação é muito importante. Devemos saber o que comemos e como comemos, colocando o alimento na boca, soltando o talher e mastigando muitas vezes para termos consciência do que estamos ingerindo. Precisamos reservar esse momento para nós mesmos - um momento de meditação.
Dr. Agné Cervo Peres
10 de dezembro de 2020
Nosso Corpo
A face e o corpo possuem uma linguagem e é em ambos que se manifestam as experiências do ser humano decorrentes dos mais diversos acontecimentos pessoais.
Caso a mímica da face consiga disfarçar os infortúnios, o corpo mostra.
Dr. Agné Cervo Peres
9 de outubro de 2020
Mahtma Gandhi
“Se quisermos progredir não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova"
Mahatma Gandhi
Dr.ª Roseli Luppino Peres
5 de outubro de 2020
Claude Bernard
"A função faz a forma e a forma propicia a função"
Claude Bernard
Dr.ª Roseli Luppino Peres
30 de setembro de 2020
Hiperbolóides
Em nossa clínica, temos usado o Hiperbolóide que tem se mostrado um excelente acessório
para diversos tipos de estimulação do sistema estomatognático.
A indicação dele associado a aparelhos ortopédicos e placas miorrelaxantes tem mostrado
resultados satisfatórios e acelerado a alteração da memória muscular.
Equipe Odontologia Sistêmica
28 de setembro de 2020
Wilhelm Balters
“No tratamento das anomalias dentofaciais, a meta é normalizar o espaço bucal funcional e não apenas corrigir a posição dentária e a relação maxilo-mandibular”
Wilhelm Balters
Dr.ª Roseli Luppino Peres
16 de setembro de 2020
PAM
Os Possibilitadores Aero-Musculares (PAM) caracterizam a Terapia Oclusal de Propriocepção (TOP). Então, quando colocamos esse aparelho na boca do nosso paciente estamos gerando novos estímulos e fazendo uma provocação de mudanças em nível do trabalho muscular.
Dr. Agné Cervo Peres
24 de agosto outubro de 2020
O Vazio Bucal
Nossa boca tem três dimensões: altura, lateralidadade e anteroposterior, que forma juntas uma quarta dimensão: o vazio bucal, onde se encontra a língua, um dos órgãos mais inteligentes que temos.
Dr.ª Roseli Luppino Peres
21 de agosto de 2020